sexta-feira, 2 de abril de 2010

A monopolização da mídia


É inquestionável o amplo poder de influência exercido pela mídia na sociedade através dos meios de comunicação. Além de interferir diretamente nas relações humanas, a manipulação feita pela mesma é fator opulente e crucial para a propagação do sensacionalismo.
Seja pela televisão, pelo rádio e até mesmo por meio da Internet, aquilo que é transmitido via potência publicitária é refletido nos costumes e é responsável por questões educacionais. Essas últimas estão sofrendo modificações com o pouco discernimento dado para abstrair programações e com a falta de equilíbrio informativo do que é passado ao telespectador.
Tais fatos têm contribuído consideravelmente no crescimento da alienação pessoal. Sobretudo, no que se diz respeito ao comportamento dos jovens perante as mazelas sociais e o grande interesse em vangloriar estereótipos comportamentais, estéticos e ideais capitalistas, grande exemplo disso é o consumismo exacerbado.
A preponderância da mídia na população é uma verdade incontestável atualmente. Portanto, a própria necessita ter cautela e o senso crítico no momento de propalar conteúdos que sejam indispensáveis para a formação do cidadão.

Por Ana Paula G. Lins.

2 comentários:

Marcelo Cancão disse...

Resumindo: Vivemos uma crise moral e de identidade. A cura desse mal está em um Projeto Educacional de médio/longo prazo. E que esse projeto sejá de Estado e não de um governo.

Parabéns pelo blog.
MCancão
Direito 2010.1 Noite

R. Alves disse...

De fato, isso chama-se contra-cultura, ou globalização, para os mais entendidos. Vivemos em sua sociedade totalmente hibrida, e qual seria o instrumento para esse resultado se não a mídia?

Comprem, vendam, vc é a alma do negócio, a alma do negócio é vc. Mas a mídia em sí é um meio indispensável, dadas as circunstâncias em que vivemos, tudo é uma questão relativa, questão de separar as coisas e pôr em prática o senso crítico, não acreditar cegamente nas coisas passadas, buscar sempre fontes divergentes, pois se assim o fizer terá a mídia como aliada, e não somente como vilã.

ósculos e amplexos.